domingo, 5 de abril de 2009

Uma aula completa..Uma execução historica!

Srs,
Antes de qualquer coisa, gostaria de informar que tudo que será publicado aqui sobre o Banjo no Samba, vem de minha experiência de 20 anos apaixonado por este instrumento. Sendo que as dicas e macetes que aqui serão apresentadas, são baseados em meu estilo... Cada um tem o seu! Construí o meu (que ainda esta em constante mutação) escutando Delcio Carvalho, Arlindo Cruz (Mestre...!). Marcio Wanderley (Grande Amigo e minha atual inspiração) e Fred Camacho... Seu compadre!
Então vamos lá, recomendo aos Srs., escutarem exaustivamente o samba "Miudinho meu bem, miudinho.” (Arlindo Cruz – Franco) do disco do Fundo de Quintal intitulado "Ciranda do Povo" lançado pela RGE em 1989. Como diz o titulo deste "post", é uma aula completa... Uma execução histórica! Pelo que já escutei do Arlindo Cruz (confirmado por ele tb) afirmo que estes anos, foram anos áureos, seu ápice como instrumentista! Não só pela qualidade das execuções e fonogramas gravados nesta época por ele, mais pela sua quantidade (mais de 3 mil ate hoje). Nenhum álbum de samba saia neste período sem a participação do Banjo do Sr. Arlindão da Piedade!

Nesta musica, percebemos uma batida marcante, com muitas variações, que chega a dar impressão(só impressão) que não segue um padrão de ida e vinda, começo e fim. No final, Arlindo passeia usando muito bem a “quadradinha” C-A7-Dm-G7 e suas variações.

Ainda neste disco temos outra ótima execução na musica “Se você me der à mão” (Arlindo Cruz - Chiquinho - Marquinhos PQD). Ai muda tudo... Arlindo já se apresenta com outra “pegada”, e como sempre, faz este samba ser mais empolgante do que já é! Pra nós, nos resta apenas aproveitar estas aulas, escutar e praticar muito! Apesar destas gravações já terem 20 anos, influenciam hoje muitos jovens músicos, assim como influenciaram na época os banjoistas que hoje estão por ai... inclusive a mim....que aos 11 anos, após escuta-las, decidi: Banjo é o meu instrumento!

Quem quiser saber mais sobre este disco, aqui vai um link interessante:

http://www.cliquemusic.com.br/artistas/artistas.asp?Status=DISCO&Nu_Disco=1732

Há....Aguardem...!Teremos vídeos na próxima semana alem de mais dicas sobre este instrumento, que pra mim é imprescindível em uma roda de samba!

Não esqueçam, malandragem não tem geografia!

Abraços e até Domingo.

Marcio Lins

4 comentários:

  1. Parabens Marcio pela percepcao! Abracos. Henrique Garcia.

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelas dicas...Ja to treinando! Nao para esse blog não!!!!

    Abracos

    ResponderExcluir
  3. Hei, Vc da aulas? Onde te encontro? Sou de Manaus! Posta teus contatos depois!

    ResponderExcluir
  4. Segura o samba! Valeu Mestre...Tamos juntos! Vier no Rio, passa aqui em São Cristóvão!

    ResponderExcluir