domingo, 12 de abril de 2009

Encordoamento para Banjo

Srs, Boa Noite!

Mais uma vês estamos de volta com a Graça de Deus! A semana foi cheia, quase não conseguia postar hoje... Muito trabalho acumulado da semana, porem rolou samba no sábado... e dos bons!

Então, hoje falaremos de encordoamento. Serei breve porem creio que esclarecedor.

Tenho certeza que todos os banjoístas deste mundo sonham com cordas altamente resistentes, de tensão bem baixa (entre 0.09 e 0.011) e que não enferrujam. Na verdade é o sonho de todo o musico que toca instrumentos de corda. Em se tratando do banjo, já usei muitas marcas e tipos, de aço e de náilon, e com estas experiências, formei minha opinião sobre o assunto.

Muitos músicos utilizam cordas de nylon, porem elas tiram do instrumento (banjo) o som característico, conferindo um som mais emborrachado, pouco definido para quem escuta. Já usei muito em uma época de grande atividade minha como musico pelas noites de Manaus, porem humildemente e com grande convicção, não aconselho o uso.

Cordas de aço para violão também são bastantes usadas, isso pela falta de opção de cordas para cavaquinho realmente resistentes. Muitos músicos optam por usá-las para também aproveitar seu tamanho, pois ao quebrar-se, e possível reutilizá-las, ou seja, quebrou é só desenrolar da tarraxa e após um pequeno nó, já esta pronta pra uso novamente. Em contrapartida, são de alta tensão, conferindo um pouco de desconforto para o musico. Usei muito, porem descobri que não valem também o custo-benefício, pois são mais caras.

Bom aqui vai à dica, depois do lançamento das cordas para cavaquinho Monterey – Serie Ouro (http://www.solez.com.br/index3.html), não usei mais outra coisa. Resistentes, de baixa tensão e anti-ferrugem. Duram bastante!
Porem não tem jeito gente, se queremos fazer as cordas durarem, temos que mante-las limpas. Por isso recomendo a limpeza das mesmas após o uso do instrumento usando um algodão seco, digo isso principalmente os músicos com alta sudorese nas mãos.
Cidades com alta umidade do ar (como a minha) ou com maresia, favorecem o desgaste prematuro das mesmas.

Bom Srs, aproveitem o maximo deste instrumento. Ele só nos traz alegria.

Postarei vídeos (desta vez e pra valer) e um “post” sobre encouramento para banjos (mitos e verdades).

Abraços e ate domingo que vem.

E não esqueçam malandragem não tem geografia.

Bons sambas para todos.

Marcio Lins

4 comentários:

  1. Grande Marcio. Valeu pela dica! Não conhecia ainda este blog. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. Hei Lembra de mim? Aqui da Abolição? Maneca da Viola? Me passa teus contatos! maneca_bom7@gmail.com.

    ResponderExcluir
  3. Onde encontro estas cordas São Gonçalo Serie Ouro? Marcos Cavalte - m_cavalte@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Sr. Obrigado pelas palavras. Mando as informações a vcs por e-mail.! Abraços

    ResponderExcluir