domingo, 22 de novembro de 2009

Captação para Banjos


Srs., Boa Tarde!


Recebi muitos e-mails questionando sobre a captação de Banjos.

Digo com toda a propriedade que na maioria das vezes (99,9 % delas) o que vale mesmo e o que tem no "final do cabo", ou seja, que tipo de equipamento esta "tratando" e "enviando" o som captado para a caixa de som, retorno e afins.

Isso mesmo..! Seja um captador "brazuca" bem acessível ($) alemão ou americano (Barcus Berry, Schaler, Fishiman etc..) se for bem colocado, o músico terá um ótimo resultado.

Já usei também a captação feita através de bobina de microfone (Leson, Behringer, Sansom, Shure) colocada internamente acoplada a um Jack. Ela transmite um som bem fiel porem não deixa de ser um microfone aberto no palco, captando tudo em sua volta, não somente o som do instrumento, que é o que interessa.

Os grandes do Banjo como Arlindo, M. Wanderley e Fred Camacho, utilizam captadores de contato, posicionados internamente apos alguns testes, onde o objetivo e "descobrir" a melhor local.

Hoje Fred Camacho e Marcio Wanderley usam um captador de contato feito pelo próprio M. Wanderley.

Atualmente uso captação
de contato de um fabricante U.S.A chamado Schatten modelo BJ-02. E um modelo muito popular por la usado em instrumentos de percussão (quando necessária a captcao direto na pele sintética ou couro) e Banjo Country ou Banjo americano.

Além de ser "super sensível" e de grande durabilidade, suporta muitos Decibéis.

Aconselho também o uso de uma "pedaleira" para normalização do áudio de todas as cordas e para a equalização do som do Banjo. Aquele lindo timbre que escutamos em vários CDs e em shows de samba, não e como todos sabem, o som "natural" do Banjo!

Recomendo o uso da pedaleiras capazes de modificar o timbre e normalizar o volume das cordas (existem diversas marcas no mercado), ou seja, alem de fazer com que todas as cordas tenham o mesmo nível sonoro, confere efeitos que dão peso e timbres certos de grave, médio e agudo ao som do banjo, conferindo o som característico de "grasnar de pato"(quá,quá), que para muitos e o melhor som que um banjo pode emitir.

Espero ter ajudado, lembrando aos amigos mais chegados e mais "ansiosos" que assim que puder respondo aos e-mails e post. Abraços e ate domingo que vem.

E não esqueçam, malandragem não tem geografia.

Bons sambas para todos.

Marcio Lins

10 comentários:

  1. olá meu camarada td bem contigo ?
    descobri teu blog recentemente e quero parabeniza-lo pelo teu trab aqui ! bela materia sobre captação
    a proposito como vc conseguiu a informação sobre a captação q o vanderlei e o fred usam q o proprio vanderlei fabrica ?
    um forte abraço e fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Ola, Obrigado pela visita! O Propio Marcio Wanderley que me informou.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o blog. tenho um banjo artesanal e estou querendo saber tudo, afinação esse papo de captação e pedaleira... será que uma da série zoom resolveria?

    abç!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Marcio Lins. Qual o local mais adequado para colocar captação do banjo, na pele ou na caixa do Banjo.Aguardo resposta.
    tenho Banjo Ano 1956 Dellvechio ja ven dos meus Avòs.
    Boa tarde: João

    ResponderExcluir
  5. Aonde eu posso encontar essa captação?

    att
    Bruno Rosa de Floripa

    ResponderExcluir
  6. Olá, Marcio.
    Parabéns pelo blog, de muito bom gosto e de gete séria, (o que hoje é raro na grande web)
    Mas me diga. toco banjo a alguns anos, não sou de "cobrir" os demais das rodas de samba, ou seja, tocar é na maciota, na malandragem, e queria que você fosse um pouco mais específico quanto "pedaleiras para banjo".
    O que você quer dizer com isso?
    Sou guitarrista e tenho inuuumeras pedaleiras e pedais, multiefeitos em casa e em estúdio, um bom banjo, com couro de cabra tratado, e não consigo um timbre legal tocando só com ele. você diz: "Recomendo o uso da pedaleiras capazes de modificar o timbre e normalizar o volume das cordas (existem diversas marcas no mercado)" quais? recomenda alguma marca ou modelo? não sei o que os "grandes do banjo" usam. se puder dar essa forlça, fico feliz. Abraço e fico aguardando respostas.

    ResponderExcluir
  7. Qual local adequado para por capatdor é na caixa ou na pele do banjo

    ResponderExcluir
  8. Meu caro, sou de Manaus, estou começando a tocar banjo e preciso de um professor, você nao pode me dar aulas???
    Tenho um banjo Carlinhos Luthier e gostaria que você pudesse me ajudar.
    Meu email: eldacio@hotmail.com

    Abraço

    Elias

    ResponderExcluir
  9. tem como fornecer o contato do marcio wanderlei para eu ver o preço dos banjos dele?
    fabao1966@gmail.com

    ResponderExcluir