domingo, 26 de abril de 2009

Peles e couros para Banjo

Srs., Boa Noite!

Então, como combinado, falaremos hoje sobre couros e peles sintéticas para banjo.

Temos algumas opções no mercado: peles sintéticas de poliéster (nylon), hidráulicas ou não, e peles de couro de boi e de cabra (tratado).

As peles feitas com couro de cabra são atualmente as mais fáceis de se encontrar, isso em se tratando de pele animal. Estas são mais finas, deformam menos com a temperatura (diferentes das feitas com couro de boi), segurando o timbre e são mais fáceis de afinar...! Isso mesmo é possível afinar um instrumento percussivo que possua couro. Poucos sabem, mas Antenor Marques Filho, o Gordinho, maior autoridade no que tangem o surdo para samba, com mais de 6mil fonogramas gravados e 35 anos de carreira, afina seu surdo de acordo com o tom da musica a ser tocada/gravada, isso em estúdio é claro.

No Banjo não poderia ser diferente, porem torna-se pouco pratico. Geralmente e muito raramente (há controvérsias quanto a isso) afina-se em Lá (A/440 MHz), usando um diapasão de garfo.

Como disse, há controvérsias. Os músicos em sua maioria tencionam a pele até alcançar uma rigidez media.

Atualmente uso pele de cabra curtida artesanalmente em óleo de mutamba (outra controvérsia). Curtida, cortada e emoldurada por um artesão chamado Julio Noronha, residente hoje e SANTAREM-PA. Mesmo assim os couros “tratados” (leia-se industrializados) têm bom timbre e grande durabilidade.

Já usei peles sintéticas, principalmente as hidráulicas. Conferem ao banjo um som alto, acima da média, muito superior em volume comparado ao couro. Porem perde-se em quase sua totalidade o som característico do banjo. Quase nunca cedem, sendo essa a sua principal vantagem.

Espero ter esclarecido algumas duvidas enviadas a mim por email. Aproveito pra agradecer os acessos e comentários e sugerir que “sigam” o Blog.

Na próxima semana falaremos sobre captação e finalmente teremos vídeos com batidas e repicadas.

Abraços e ate domingo que vem.

E não esqueçam malandragem não tem geografia.

Bons sambas para todos.

Marcio Lins

2 comentários:

  1. Ja vi esse cara tocando....Meu....Dá Hora! Tem uma constancia e um criatividade...Como ainda ano te acharam Marcio? Abracos!

    ResponderExcluir
  2. Bom, ele é bom mesmo. No ultimo ano, creceu muito. Dizem que ele é aluno dos grandes como o Marcelo Lombardo, Fred Camacho e outros....!

    ResponderExcluir